
Os Contadores do Sótão
O grupo Contadores de Histórias no Sótão foi criado em junho de 2015 a partir do interesse dos alunos do Curso Básico de Formação de Contadores de Histórias, oferecido pela prefeitura de São Paulo, de março a junho de 2015, na Biblioteca Narbal Fontes. A intenção era de colocar em prática tudo que já havíam aprendido e seguir espalhando histórias pelo mundo, incentivando a leitura, a imaginação, levando emoções e bem-estar não só a crianças, mas a qualquer público interessado em histórias. Os professores Robson Santos, Ivani Magalhães e Gislaine Caitano incentivam e orientam o grupo até hoje. Todos os integrantes são muito agradecidos a eles.O nome do grupo foi inspirado no local em que as aulas aconteciam: o sótão da Biblioteca Narbal Fontes, na Zona Norte de São Paulo, um local tão aconchegante que fazia com que todos se sentissem em casa. O repertório é variado como cada um de seus integrantes: pessoas de várias naturalidades, idades e profissões: gente de teatro, da música, da poesia, das artes plásticas, professores e jornalistas.
Desde 2015, o grupo vem se apresentando regular e voluntariamente na Biblioteca Narbal Fontes, e cada vez mais conquistando novos espaços, em eventos, escolas, feiras, livrarias e até em praça pública. Em 2019, o grupo resolveu encurtar o nome e tornou-se os Contadores do Sótão. Em abril do mesmo ano, o grupo recebeu duas homenagens. Uma delas foi o troféu da III Edição do Prêmio Baobá, celebrado no Centro Cultural Santo Amaro, na capital paulista. Também recebeu uma placa de agradecimento por ter contribuído na “8ª Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura”.
Atualmente o grupo continua com trabalhos voluntários e está em processo de profissionalização, com um lindo repertório de histórias, contos e encantamentos.
Entre em contato
